O movimento
denominado Classicismo é uma tendência artística e literária que resgata formas
e valores greco-romanos da Antiguidade Clássica, especialmente da cultura grega
entre os séculos VI a.C. e IV a.C. Essa retomada ocorre várias vezes no
decorrer da história ocidental, inclusive na Idade Média. Entretanto, mostra-se
mais intensa do século XIV ao XVI na Itália. Nas artes plásticas, na literatura
e no teatro, o Classicismo coincide com o Renascimento. No século XVIII, a
tendência se repete com o nome de Neoclassicismo. Na música erudita adquire
características próprias e manifesta-se em meados do século XVIII.
O Classicismo é profundamente influenciado pelos
ideais humanistas, que colocam o homem como centro do Universo. Reproduz o
mundo real, mas molda-o de acordo com o que se considera ideal. As obras
refletem princípios como harmonia, ordem, lógica, equilíbrio, simetria,
objetividade e refinamento. A razão é mais importante que a emoção.
A adaptação aos ideais e aos problemas dos novos tempos faz com que o Classicismo não seja mera imitação da Antiguidade. Na época renascentista, por exemplo, a alta burguesia italiana em ascensão, na disputa por luxo e poder com a nobreza, identifica-se com os valores laicos da arte greco-romana.
A música do Renascimento ainda não exibe as características do Classicismo. A simplicidade, a emoção contida e a clareza da forma clássica só aparecem nas composições após o Barroco, quando as outras artes já vivem o Neoclassicismo. A transição da música barroca para a clássica é feita sobretudo por Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) e por Johann Christian Bach (1735-1782), filhos do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os compositores passam a elaborar formas mais desenvolvidas, como a sinfonia e os concertos para instrumentos e orquestra. A sonata é a principal forma musical do período e um passo definitivo em direção à música tonal. Tem uma estrutura em três movimentos, com dois temas centrais desenvolvidos por meio de variações rítmico-melódicas e da modulação. Nela, os momentos de tensão e relaxamento se tornam a base da construção formal de obras para instrumento solo e para quarteto de corda, trio e orquestra. Os nomes que se destacam na música clássica são os austríacos Joseph Haydn (1732-1809) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
A adaptação aos ideais e aos problemas dos novos tempos faz com que o Classicismo não seja mera imitação da Antiguidade. Na época renascentista, por exemplo, a alta burguesia italiana em ascensão, na disputa por luxo e poder com a nobreza, identifica-se com os valores laicos da arte greco-romana.
A música do Renascimento ainda não exibe as características do Classicismo. A simplicidade, a emoção contida e a clareza da forma clássica só aparecem nas composições após o Barroco, quando as outras artes já vivem o Neoclassicismo. A transição da música barroca para a clássica é feita sobretudo por Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) e por Johann Christian Bach (1735-1782), filhos do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os compositores passam a elaborar formas mais desenvolvidas, como a sinfonia e os concertos para instrumentos e orquestra. A sonata é a principal forma musical do período e um passo definitivo em direção à música tonal. Tem uma estrutura em três movimentos, com dois temas centrais desenvolvidos por meio de variações rítmico-melódicas e da modulação. Nela, os momentos de tensão e relaxamento se tornam a base da construção formal de obras para instrumento solo e para quarteto de corda, trio e orquestra. Os nomes que se destacam na música clássica são os austríacos Joseph Haydn (1732-1809) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
Jose Roberto Marques de Oliveira |
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