sexta-feira, 25 de maio de 2012

PLANO DE ENSINO


PLANO DE ENSINO

Tema: Classicismo

Série: turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio



OBJETIVOS:

Que os alunos sejam capazes de:

·         Identificar os fatores que propiciaram o Renascimento;

·         refletir sobre as características do Classicismo e analisar textos de Luís Vaz de Camões;

·         Entender a estrutura textual de "Os Lusíadas".  

·         Reconhecer as principais características do Classicismo e situá-lo no contexto histórico,

·         identificar sonoridade e esquema de rimas num poema e diferenciar o gênerolírico e o épico, que idealiza a perfeição e a beleza clássica através da estrutura



Estratégias e recursos da aula

- Utilização do laboratório de informática.

- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

- Cópias das poesias a serem lidas com os alunos

-Cartazes



ATIVIDADE 1

 O professor vai começar a aula perguntando à turma:

Quem aqui se considera clássico? O que é ser clássico? O que alguém quer dizer quando fala que a outra se veste de forma clássica?

Feito isso e tendo ouvido bastante os alunos sobre o assunto, o professor deverá levá-los à sala de informática para ver se usam corretamente o termo. Para tanto, que acessem o site abaixo e trabalhem, em duplas, respondendo em seus pedirá cadernos, as questões.

O roteiro deverá ser entregue xerocado aos alunos. O professor informará que a correção será em forma de brincadeira e quem errar pagará prenda. Essa prenda poderá ser imitar um bicho, um cantor, etc.




Roteiro:

1- Durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que teve seu auge ou apogeu nos séculos XV e XVI, chamado de classicismo, também conhecido como quinhentismo. Por que esse nome?

2- Que fato desencadeou o surgimento do Classicismo em Portugal?

3- Por que esse período, passa  a ser conhecido como Renascimento? Ilustre sua resposta.

4- São características do Classicismo: Racionalismo, Universalismo, Perfeição formal, Presença da mitologia greco-latina, Humanismo. Explique a importância de cada uma dessas características.

5- O que se deve entender por platonismo?

6- Quais as outras características do Cassicismo?

7- O que a classe chamou de clássico, corresponde aos ideais do Classicismo?

CORREÇÃO LÚDICA - Para fazer a correção do trabalho, o professor colocará a turma em círculo. Entregará a um aluno uma bola que deverá ser repassada de um aluno a outro e com uma música de fundo. Quando a música cessar, o aluno lê a primeira questão e a responde. Se não souber, o professor pergunta à turma quem quer responder e discute-se com toda a turma as respostas. Quem erra paga prenda à escolha do professor.



ATIVIDADE 2

Nessa aula o professor irá dar continuidade ao estudo sobre o Classicismo mas utilizando como base algumas obras de arte, fazendo relação do Clássico na pintura, escultura, na música e na poesia.

Em literatura, não é comum poder-se analisar a vida do autor pela sua obra. Porém, a biografia de Camões explica seus versos.

Entregar uma cópia com a poesia abaixo para cada aluno, Pra que juntos façam a leitura do mesmo e a partir disso apresentar um breve esboço da vida do autor e contextualizar o momento histórico vivido pela nação portuguesa.



Ao desconcerto do mundo



Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando assim alcançar

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado.

Assim que só para mim

Anda o mundo concertado.



                   Luís Vaz de Camões



2- Estabelecer paralelos sobre Camões ser considerado o maior poeta em Língua Portuguesa e sua vida. Considerem os fragmentos abaixo retirados da biografia.



a- Chegam as férias militares, fim do soldo. Para ganhar alguns trocados, Camões escreve versos e autos por encomenda de um poderoso senhor que os apresenta como seus à pretendida. Em troca, restos de comida. O poeta também se torna escriba público. São muitos os soldados analfabetos. Camões escreve cartas para os seus familiares no Reino. Assim vive em Goa até 1556.

b- No regresso, o susto, o naufrágio. Está na Costa de Camboja, próximo do Rio Mecom. Camões salta do barco. Os Lusíadas colados ao corpo. Braçadas. Mais braçadas. Turbilhão de água, escassez de ar. Camões nada, incansavelmente. Terra firme. Ainda não perdeu os sentidos. Sabe que está vivo. Olhar de soslaio, o manuscrito está salvo. Já pode desmaiar. O corpo a transpirar, ardência, febre. A infância, paixões e conflitos, lampejos. Mazelas.



ATIVIDADE 3  

Leitura do poema “Amor é fogo que arde sem ver”, estabelecendo relação entre o poema de Camões e os textos de Corintios 13 e a música da Legião Urbana- Monte Castelo.

Após ouvir a música o professor deve questionar os alunos se esses já ouviram ou leram alguma definição parecida do “amor”, em seguida apresentar o poema de Camões e pedir para que verifiquem as semelhanças entre os três textos.

Esse é um momento que o professor deve também explicar sobre a lírica de Camões, falando sobre medida velha e medida nova presente em suas poesias.

  

ATIVIDADE 4

Explicar o que é um épico e por que Os Lusíadas faz parte desse gênero e qual a importância dessa obra para a literatura e a língua portuguesa.

Apresentar os cantos (explicar que o episódio de Inês de Castro será tratado mais detalhadamente na próxima aula).

Analisar um excerto da obra.

Canto I

Terminada  dedicatória, a narração do poema começa com Vasco da Gamam e sua frota em pleno o ceano, rumo à Índia. No Olimpo, os deuses reúnem-se em um Concílio, pois Baco desejava impedir o sucesso dos portugueses, ao passo que Vênus e Marte estavam empenhados em auxiliá-los.

Canto II

Vasco da Gama consegue livrar-se de traições dos povos com quem havia estabelecido contato na costa africana. Os navegantes chegam a Melinde. Os portugueses escaparam de situações difíceis, graças à proteção de Vênus.

Canto III

O rei de Melinde deseja conhecer a história de Portugal.Por iso Vasco da Gama narra episódios históricos entre os quais se destacam as aventuras de Inês de Castro,que você verá adiante.

Canto IV

Vasco da Gama continua sua narrativa, chegando aos preparativos da expedição e ao momento do embarque. Surge então, na praia do Restelo, uma personagem do povo, o “Velho do Restelo”, que se opões às viagens marítimas. Ele representa a mentalidade medieval, que teme as mudanças decorrentes das grandes navegações, indicando ao mesmo tempo, os prejuízos que tais aventuras poderiam causar a Portugal. O velho dirige-se à “vã cobiça desta vaidade a que chamamos Fama.

Canto V

Vasco da Gama descreve então os locais por onde a esquadra havia passado e as dificuldades encontrados pelos marinheiros: muitos adoeceram devido ao clima e às águas. Destaca-se neste canto a figura do “Gigante Adamastor”, que é a personificação do antigo cabo das Tormentas, um acidente geográfico quase intransponível no caminho para o Oriente. Contrapondo-se à figura horrenda do gigante, está a força moral de Vasco da Gama e de seus marinheiros, que não se atemorizam e superam o obstáculo.

Canto VI

A esquadra parte para a ìndia. Os deuses do Olimpo interferem: Baco desce apalácio de Netuno, isto é, ao mar, para tentar destuir a frota; mais uma vez, Vênus interfere em favor dos portugueses. Aproximam-se da ìndia.

Canto VII

Chegam a Calicute, sendo recebidos pelo samorim,rei da Índia, e pelo catual, representante do governo. O poeta descreve o país e narra a ida do catual à nau Capitânia.

Canto VIII

No navio, o catual ouve a narrativa de Paulo da Gama ,irmão de Vasco, sobre personagens da história portuguesa. Vasco da Gama é atraiçoado e preso pelo catual, mas consegue libertar-se em troca de mercadorias.

Canto IX

Depois de resolver mais alguns problemas com mercadorias e reféns, Vasco da Gama parte de volta a Portugal. No Olimpo, Vênus decide premiar os portugueses. No oceano, os portugueses encontram a ilha dos Amores, com as ninfas que os acolheriam, proporcionando-lhes momentos de amor como recompensa pelos seus feitos heróicos.

Canto X

A deusa Tétis oferece um banquete a Vasco da Gama em seu palácio e lhe fala sobreas glórias futuras de Portugal .Mostra-lhe a “grande máquina do mundo”: o Empíreo (céu,ainda na visão da terra como centro do universo), as estrelas, os continentes.Retornam a Portugal.No epílogo, o poeta queixa-se da decadência que já atingia a pátria, assumindo um tom melancólico e contrário em tudo à euforia inicial. Ao encerrar o poema, mostra-se fraco e cansado.

ATIVIDADE 5

Apresentar o episódio conforme Os Lusíadas e o episódio conforme A Castro , de Antonio Ferreira

Apresentação de slides com temas de Os Lusíadas e do episódio de Inês de Castro.

ATIVIDADE 6 –

Questões

1)Quais os modelos retomados pelo Classicismo e o que foi valorizado durante esse movimento?

2)Qual a importância da obra Os Lusíadas para a literatura e a língua portuguesa?

3)O poema Ao desconcerto do mundo divide-se em duas partes contendo cinco versos cada uma. Em que parte podemos identificar o que é reservado aos bons? Exemplifique. Em que parte podemos identificar o que é reservado aos maus. Exemplifique.

4)Existe semelhanca entre as concepções de amor apresentadas pela canção Monte Castelo, pelo poema Amor é fogo que arde sem se ver  e pelo trecho bíblico contido no capítulo 13 do livro de Coríntios, intitulado A suprema excelência do amor?Justifique sua resposta.

AVALIAÇÃO

As atividades de avaliação de envolvimento e de produção dos alunos deverão ocorrer no decorrer de todas as propostas de trabalho. O professor deverá observar a participação dos alunos na resolução das questões, no interesse em aprender e em todos os momentos que foram chamados a participar das atividades.    





Referências

ABAURRE, Maria Luiza M. Literatura Brasileira, Tempo, leitores e Leitura,São Paulo: Moderna, 2005.

CAMÕES, Luís V. Os Lusíadas, Porto: Livraria Figueirinhas, 1978.

CEREJA, Willian; MAGALHÃES, Thereza C.,Português: Linguagens, São Paulo: Atual Editora, 2004 (PNLEM 2006).CIDADE, Hernani,

JUNIOR, Benjamin Abdala. Camões-Épica e Lírica in: Margens do texto. São Paulo: Editora Scipione, 1996.




Um comentário:

  1. Olá, pessoal.
    O plano de aula está ok.
    Várias atividades diferenciadas, bom.

    ResponderExcluir